quarta-feira, 14 de julho de 2010

Informações sobre back fire que ocorrem nos carros movido a GNV

Quando se percebe barulhos no funcionamento do motor, semelhantes a estouros, é sinal de problemas no sistema de ignição.  A PRL, principal fabricante e especialista em  ignição no Brasil, alerta que isso pode ser conseqüência do back fire. Comum em veículos convertidos a GNV (Gás Natural Veicular), o fenômeno é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobreposição das válvulas. O back fire acontece quando as válvulas de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo e ainda existe queima na câmara de combustão.
Uma das principais causas do back fire é o ponto de ignição atrasado. Como o veículo movido a GNV possui velocidade de queima menor que outro combustível, é necessário que o ponto de ignição do veículo seja adiantado. Outra causa do fenômeno são as falhas no sistema de ignição e a instalação e/ou regulagem incorreta do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre de ar e gás e na diminuição da velocidade de queima. Essas reações podem gerar danos ao sistema de admissão, como alojamento do filtro, coletor de admissão de plástico e perda do pleno desempenho do automóvel.

Para evitar que ocorra o back fire no automóvel é recomendável a constante avaliação das velas e cabos de ignição. “A manutenção preventiva do sistema de ignição é a melhor maneira de evitar o problema. Em veículos convertidos a GNV é aconselhável a troca das velas de ignição a cada 10 mil quilômetros, metade do tempo recomendado para automóveis a gasolina ou a álcool. Também é importante a instalação do gerenciador de emissões e variador de avanço, além de trabalhar com misturas adequadas, que possibilitam a diminuição da resistência dielétrica do automóvel”, explica Jose Correia, chefe da Assistência Técnica da PRL.

Outra dica é a instalação de cabo de ignição eletrônico PRL com maior ignibilidade, . Para mais informações ou dúvidas, a PRL possui o Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do número 0300 1022010.

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